PT reúne-se com Partido Eco-democrata alemão em Frankfurt

O encontro abordou a possibilidade de uma aliança alternativa de partidos ecologistas europeus

O Secretário Geral do Partido Eco-democrata alemão (Ökologisch-Demokratische Partei, ÖDP) Claudius Moseler e o seu Responsável de Política Comunitária mantiveram esta semana em Frankfurt uma reunião com José Tubio, em representação do Partido da Terra.

O tema central do encontro foi a possibilidade de construir uma aliança de partidos ecologistas europeus de caráter transversal que possa se organizar para concorrer de jeito coordenado nas próximas eleições européias que terão lugar em 2014 ou propor iniciativas legislativas populares europeias. O ÖDP é membro fundador da aliança World Ecological Parties, com presença em mais de 10 países, tendo solicitado o PT a sua admissão nessa organização internacional.

Os representantes dos dous partidos destacaram também os consideráveis pontos em comum entre as duas formações, como a defesa da democracia direta e a transparência política ou a separação absoluta entre economia e política para evitar a corrução e limitar a influência dos grupos de pressão sobre os partidos.

Na atualidade o Partido Eco-democrata tem aproximadamente 400 atas em conselhos deliberantes e parlamentos regionais, especialmente no Sul da Alemanha e particularmente no länder da Baviera, onde tem as suas origens.

Escrito por