PT reúne-se com Esquerra Republicana de Catalunya

Para além da apresentação do projeto do PT foram analisados os pontos de encontro entre o reintegracionismo galego e o problema da língua nos Países Catalães

Esta semana reuniram-se na sede nacional de Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) Jordi Solé, que para além de Vice-secretário Geral de Relações Institucionais e Internacionais da ERC é autarca de Caldes de Montbui, e o Delegado do Partido da Terra para os Países Catalães Heitor Rodal. O encontro procurava dar a conhecer o novo projeto político galego no quadro de uma série inicial de contatos com diversas formações políticas do Estado espanhol.

Durante a primeira parte da reunião foi realizada uma análise da situação política, social e cultural da Galiza, com especial atenção para a realidade liguística. O represente da Executiva Nacional de ERC mostrou interesse pola vocação lusófona do PT destacando a analogia entre a situação de conflito linguístico e isolacionismo normativo existente na Galiza com a que se tem dado entre a norma comum do catalão e as tentativas de separar as variedades valenciana e balear por motivos puramente políticos.

Em uma segunda parte, apresentaram-se de forma detalhada os objetivos e expetativas do PT assim como a sua vontade de levar às instituições do Estado questões como o impedimento da recepção das televisões portuguesas na Galiza.

Escrito por